Cafeina – Como Usar, Benefícios e Contraindicações

0
67
views

Se você é daquelas pessoas que recorre ao café durante dia para dar uma acordada, você não esta sozinho. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, por conter cafeína, ele é um aliado para dar aquela energia que você precisa.

Creditos imagem: www.malhandocerto.com

O que é a Cafeína?

Trata-se de um estimulante natural que pode ser encontrada em aproximadamente 63 plantas como fruto de guaraná, chá mate, chá verde, sementes do cacau, em alguns medicamentos e também em termogenicos industrializados. A cafeína é usada para diversas finalidades mais devemos ficar atentos e ter cuidado devido a dependência considerada leve que ela causa.
Em curto prazo, ela vai impedir você de dormir, pois bloqueia a adenosina (que causa sonolência e diminui a atividade cerebral), liberando a adrenalina, dando mais energia.
Entretanto, em longo prazo, em questão ao sono pode ser tornar vilã, pelo fato de que uma xicara de café contem aproximadamente 180mg de cafeína, demorando cerca de 6 horas para sair da corrente sanguínea, você até conseguirá dormir, mas não será um sono tranquilo e profundo, podendo acordar cansado e necessitar de mais cafeína para se sentir melhor, causando assim um ciclo.

Benefícios da Cafeína

Muito se fala dos efeitos negativos que ela causa, porém estudos mostram alguns benefícios que ela pode nos proporcionar. Consumir até 300ml por dia é considerado seguro, em vista que nos dias de hoje a cafeína esta presente nos alimentos mais consumidos como o refrigerante, chocolate, energéticos.

Segundo pesquisadores, ela pode ajudar a prevenir:

  • Diabetes tipo 2
  • Demência
  • Doenças hepáticas
  • Doença de Parkinson

Ela estimula o cérebro e o sistema nervoso central, ajudando a permanecer disposto e retardando o cansaço.
Melhora a saúde intestinal: Consumir de 2 a 3 xícaras de café por dia pode aumentar a quantidade de bactérias benéficas intestinais.

Créditos imagem: www.musculacaoefitnesss.blogspot.com.br

No mundo dos esportes é muito usada como pré treino em forma de termogênicos, acelerando o metabolismo e  auxiliando no emagrecimento.

CONTRAINDICAÇÃO

Como tudo na vida, a cafeína consumida em excesso pode causar alguns danos,como aumentar a pressão arterial, diminuição da densidade óssea e açúcar elevado no sangue.
Pessoas que hipertensão arterial,  depressivos não devem fazer uso .
Crianças, idosos são mais vulneráveis aos efeitos colaterais como ansiedade, nervosismo, insônia, palpitações.
Mulheres gravidas devem ficar atentas, consumir grande quantidade diária de cafeína tem maior risco de aborto espontâneo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here