Creatina – Saturação, como tomar, faz mal?

Creatina O que é, como tomar, beneficiosO ATP (Adenosina Tri-fosfato) é a principal molécula de produção de energia do nosso corpo. Esta energia é utilizada por muitos processos fisiológicos incluindo a contração muscular. Nosso organismo tem um suprimento de ATP muito limitado e precisa ser regenerado. O corpo utiliza outra molécula chamada Fosfato Creatina (FC) para recarregar o ATP. A creatina como FC, é a forma do nosso corpo fornecer ATP durante os exercícios de grande intensidade e de curta duração. O FC funciona como um reservatório energético das células, afim de, proporcionar energia rápida para a formação de ATP. A suplementação de creatina monohidratada pode aumentar a concentração de FC nos músculos em 40%, aumentando a quantidade de energia disponível permitindo prolongar o tempo de duração do exercício.

Quanto tomar?

Recomendamos o uso de 3 a 5 gramas diárias para atletas e praticantes de até 100kg.

Qual melhor horário para tomar creatina?

A creatina não é um suplemento de efeito imediato, portanto, você pode tomar a creatina em qualquer horário do dia. Porém, o mais recomendado é tomar ela em sua principal refeição do dia, pois haverá uma liberação de insulina muito grande. Insulina é o hormônio que leva os nutrientes para as células.

Principais dúvidas:

Nunca tomei creatina, preciso fazer a saturação?

Não, pois o excedente a 5 gramas de creatina ao dia será eliminado pelo corpo.

Devo ciclar a creatina?

Veja bem, você só obtém resultados da creatina quando seus estoques estão cheios ( em média 45% a mais que o “normal” ), e isso leva cerca de um mês. Então, não vale a pena ciclar a creatina. O recomendável é tomar o  máximo de tempo que você poder tomar seguido.

Devo tomar creatina mesmo nos dias que não treino?

Sim.

Tenho que aumentar a ingestão de água?

Sim, a creatina é higroscópica ou seja funciona como uma “esponja” dentro do corpo. Ela sai roubando a água do corpo, então pode ser que fique insuficiente a quantidade ingerida normalmente.  Sugerimos aumentar em média 500ml a 1L ao dia.

Creatina faz mal, da pedra nos rins?

De forma alguma, o que pode acontecer é que o individuo não cosuma normalmente uma quantidade razoável de água, e por a creatina ser higroscópica, acaba faltando água para as funções renais. Conforme explicado anteriormente.
Creatina é tudo igual?

Apesar de termos algumas variáveis no mercado, creapure que chega a ser até 5x mais cara que uma creatina comum, podemos afirmar que sim, pois o beneficio em relação ao custo acaba não valendo a pena.

Recomendamos a creatina da Personall Suplementos, o produto é 100% puro, sem corantes nem aditivos. E o custo x beneficio é excelente.

Creatina em pó pura

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