Exercício stiff para o que serve?

exercicio stiff para o que serve

Amado por uns e odiado por outros, o exercício stiff é um grande aliado dos treinos nas academias. Normalmente confundido com levantamento terra, ele pode trazer dores musculares, porém, compensadoras, já que seus resultados são bem visíveis.

Como fazer exercícios stiff

Ele pode ser feito em plataformas, com barras, halteres ou no aparelho smith.

Por se tratar de um exercício para praticantes em nível mais avançado, é necessária a ajuda de um personal trainer que deve indicar a postura correta antes e durante sua execução, além de um alongamento correto para diminuir o risco de lesões.

Primeiramente, de pé e com o tronco ereto, é preciso contrair o abdômen, afastar as pernas na mesma distância dos ombros e flexionar os joelhos.

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Depois, abaixe a barra de pesos na altura acima do pé com os joelhos imóveis, as costas retas e os joelhos curvados.

Após isso, deve-se manter a respiração constante e continuar a abaixar o corpo até que os músculos superiores da coxa estejam devidamente alongados.

Por fim, é hora de erguer a barra, permanecer em posição reta, elevando primeiramente o quadril e repetir a sequência o número de vezes indicado na série.

Erros comuns durante a execução dos exercícios

exercicio stiff para o que serve

Para não obter dores musculares ou até mesmo uma lesão, é preciso evitar alguns erros durante o processo de execução do exercício:

  • Repetições muito rápidas, já que, desta forma, o músculo não é contraído de forma correta;
  • Curvar a coluna durante a descida, fazendo com que o exercício force a coluna, podendo trazer stress e lesões mais sérias;
  • Dobrar os joelhos durante o movimento, pois isso força o quadríceps, fazendo com que o bíceps femoral, que é o que deve ser trabalhado, não seja aproveitado corretamente durante a série;
  • Levantar um peso muito grande, por poder ocasionar dores indesejáveis por alguns dias ou alguma lesão na coluna. O ideal é ir aumentando o peso aos poucos.

Os benefícios do exercício stiff

O interessante do stiff é que ele estimula o desenvolvimento muscular, favorecendo um bom desempenho em exercícios de levantamento de peso.

Além disso, ele trabalha os eretores de espinha ao estabilizar a coluna e a pelve, melhora movimentos de estabilização como o agachamento, os desenvolvimentos e as remadas, e ainda previne dores na região da lombar.

Com ele, o indivíduo também aprende a corrigir a postura básica da coluna e melhora a flexibilidade das coxas.

Diferença entre levantamento terra e Stiff 

Mesmo com ações parecidas, as funções do exercício stiff e do levantamento terra são diferentes. Com o stiff, os glúteos e os músculos isquiotibiais são bastante trabalhados.

Já no levantamento terra, o joelho é flexionado de forma que estes mesmos músculos sejam menos trabalhados. Os dois são ideais para serem inseridos nos treinos de perna alternadamente, com algumas ressalvas: em ambos os casos, a técnica é muito mais importante que o peso.

É preciso executá-los de forma correta, flexionar os membros e dar preferência para movimentos de base.

Lembrando que, para obter os resultados desejados, é sempre importante seguir o treino com o acompanhamento de um profissional, descansar corretamente todas as noites e se alimentar bem.

O exercício stiff é uma opção perfeita para melhorar a saúde e obter a tão desejada hipertrofia.

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