Melatonina – O que é, e quais são seus efeitos colaterais

o que é melatonina-beneficios

O que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo nos dias atuais é ter o sono desregulado por variados motivos. Algo que, possivelmente, pode ser resolvido com a Melatonina sintética, se administrada corretamente.

O que é Melatonina?

A melatonina, também conhecida como N-acetil-5 metoxitriptamina, é um hormônio sintetizado por uma glândula pineal dos vertebrados. Sua ação principal é na indução do sono, além de ser um combatente valioso contra algumas doenças sérias.

É ela quem marca o nosso ritmo circadiano (período de 24h reconhecido por nosso ciclo biológico) e é estimulada pela escuridão. Até mesmo a luz artificial afeta na sintetização da melanina.
Além de ser nosso “relógio biológico do sono”, ele também atua no sistema imunológico, trabalha com as atividades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Benefícios de consumir Melatonina em Forma de Suplementos

Regula seu sono

O consumo de melatonina estimula a sonolência através da baixa de temperatura do seu corpo, o que vai te dar a sensação de que “está na hora de dormir”.

Aliado contra o câncer

De acordo com o Journal Medical British, as mulheres que trabalham durante a noite por mais de 30 anos tem duas vezes mais chances de terem câncer de mama. Já o American Jorunal of Epidemiology diz que os homens que trabalham a noite possuem mais risco de desenvolverem câncer de próstata, reto, bexiga, pulmão e linfoma não Hodgkin.

A teoria para explicar estes estudos é que a luz inibe a sintetização da melatonina, afetando diretamente sua produção. O que, aparentemente, proporciona a ocorrência de tumores.

Uma ajuda com o tratamento de Parkinson

Quem sofre com a doença de Parkinson lidam com a situação complicada da insônia. Aparentemente, a melanina ameniza os movimentos motores excessivos, além de trabalhar contra a insônia.
Isso proporciona mais conforto.

Perda de peso

Em uma pesquisada publicada pelo Journal of Pineal Research, ratos magros e obesos receberam, todos os dias, doses de melatonina durante seis semanas. Sua ingestão proporcionou à eles a conversão de gordura branca em gordura marrom.

Em outras palavras, no ser humano, o tecido adiposo marrom é aquele que irá gerar energia e são eles que podem ser queimados durante o esforço físico. Sendo queimados, eles proporcionam a perda de peso.
No entanto, embora ainda ocorram pesquisas sobre este tópico, é um fato que, quem dorme mal, tende a engordar mais do que quem dorme bem.

Quais são os Efeitos Colaterais da Melatonina

Diante de tudo isso, quais são os efeitos colaterais da Melatonina?

Ela não costuma apresentar riscos, mas pode ser que surjam dores de cabeça, sonolência durante o dia, sensação de depressão à curto prazo, dor no estômago e irritabilidade.

Se você estiver tomando medicamentos sedativos, evite consumir a melatonina devido aos níveis de sono.
Nunca utilize se estiver usando imunossupressores, como os transplantados, por exemplo. Isso porque a melatonina é um estimulante para o sistema imunológico.

Há outras exigências que depende daquilo que você está consumindo, por isso, na dúvida, consulte o seu médico para evitar qualquer problema de incompatibilidade.

RELATOS DO USO DE MELATONINA

O Gustavo Henrique de São Paulo/SP diz: Muito bom, cumpre com o que promete, estou pegando no sono bem mais fácil.

Para Alexsandra Bilesky, a melatonina foi a solução de um grande problema ” Indicaram o produto para me ajudar com a insônia, e é realmente muito bom. Não fico com aquela sensação de sonolência dos remédios usuais.”

Você pode ver mais relatos clicando aqui. Lembrando, estes relatos são de usuários reais e todos são auditados por uma empresa independente.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: