Tribulus Terrestris: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

1
1821
views

Tribulus Terrestris levantando-peso

Quando se fala em Tribulus Terrestris, muitos afirmam consumir este suplemento com o único intuito de melhoramento dá libido, mas seus benefícios vão além do aumento do apetite sexual.

Entre seus benefícios está o incentivo de produção da testosterona, hormônio responsáveis por vários aspectos de nosso corpo e que nos são essenciais ao longo dos dias.

O QUE É E DE ONDE VEM

A Tribulus Terrestris é extraída da planta Videira de Punctura, considerada como uma erva daninha e que nasce em várias partes do mundo, mas com maior incidência no Mediterrâneo.

Usada na Europa desde os anos 70, vem sendo utilizada há séculos na cultura chinesa e asiática em geral.

Sendo fitoterápico, ou seja, manipulada industrialmente para obter apenas seus efeitos medicinais, é utilizada para o ganho de massa magra também. Entre suas substâncias podemos encontrar as saponinas, alcaloides e flavonoides.

OS BENEFÍCIOS DE SE CONSUMIR TRIBULUS TERRESTRIS

Este suplemento, como já citado, trás vários benefícios para o corpo, principalmente para fins específicos.

Nas mulheres, ele reduz os sintomas da menopausa e as dores menstruais.

Em ambos, homens e mulheres, ele regula a produção de testosterona, que é o hormônio com efeitos anabólicos, o que colabora para um melhor desempenho esportivo e ganho de massa muscular.

E embora seus efeitos não sejam comprovados cientificamente, estima-se que o extrato desta planta possui substâncias benéficas para a saúde, sendo algumas delas o cálcio, fósforo, potássio, esteroides e ácidos graxos.

EFEITOS COLATERAIS DE SE CONSUMIR TRIBULUS TERRESTRIS

Mesmo que ainda haja poucos estudos acerca deste suplemento, sabe-se que entre seus efeitos colaterais está, possivelmente, o aumento na agressividade, aumento do crescimento de pelos, alargamento da glândula da próstata, aumento das mamas em homens e dores estomacais que podem vir, ou não, acompanhadas de náuseas. Tudo isso, acredita-se, se dá devido aos níveis de testosterona.

Todos estes efeitos, benéficos e colaterais, ainda estão sendo estudados e podem ou não acontecer com você.

COMO TOMAR TRIBULUS TERRESTRIS

A ingestão deste suplemento não deve ser automedicada, ou seja, o quanto você achar que deve consumir por estar fazendo efeito ou não. Seu consumo deve ser feito com cautela e com o apanhamento de um especialista, sendo um médico ou nutricionista.

Isso se dá pelo fato de ser uma planta pouco conhecida e, por isso, seus efeitos colaterais podem fazer mais mal do que bem, se dosado de forma errada.

Não tome a forma natural. Procure sempre o extrato, sendo em cápsula ou em pó, com o selo regulamentado pela a ANVISA.

As diferentes marcas de Tribulus Terrestris trazem diferentes níveis de concentração de saponinas, por isso, questione ao seu instrutor ou nutricionista sobre qual nível é mais indicado para o seu caso.

Seu consumo também não é diário, mas sim, em ciclos. Ele é, normalmente, consumido com outros suplementos entre 4 a 8 semanas.

CONTRA INDICAÇÕES

Se você está tomando remédio controlado, questione ao seu médico se pode tomar este suplemento.

Se você possui alguma doença em longo prazo, como doenças cardiovasculares e diabetes, questione ao seu médico se este suplemento não é indicado para seu consumo.

Se você é gestante ou lactante, também evite seu consumo.

A maior parte dos consumidores são homens entre 40 e 50 anos, por isso, devem ter sempre certeza de seu estado de saúde antes de decidir se deseja adicioná-lo à lista de suplementos.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here