Você sabe o que são os diuréticos e para o que eles servem?

1
30
views

Os diuréticos são substâncias utilizadas com o intuito de eliminar certas substâncias do organismo fazendo com que a capacidade de produção de urina aumente.

O uso deste tipo de produto possui diversas funções específicas, como a busca da perda de peso, combate à diabetes, pressão alta, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, edema cerebral, glaucoma, dentre outros.

Confira também:

Dieta paleolítica, quais são os alimentos permitidos?

DHEA – Efeitos colaterais e benefícios

Tribulus Terrestris – Benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Você conhece os benefícios do café verde?

Tipos de diuréticos

Os diuréticos são divididos em 6 classes e cada um deles possui uma função específica no organismo. É necessário um acompanhamento profissional para que seja indicado o melhor a ser usado em cada caso. São eles:

  • Tiazidicos
  • Alça
  • Osmóticos
  • Poupadores de potássio
  • Inibidores da Anidrase Carbônica e os Mercuriais

Eles podem ser poderosos agentes contra doenças como glaucoma, insuficiência renal, hipertensão, e etc.

Diuréticos emagrecem?

No caso dos diuréticos, sua função no processo de emagrecimento não é queimar gordura do corpo, no entanto, eles auxiliam a eliminar peso por conta do excesso de peso líquido (ou água) acumulados no organismo.

Para isso, o uso de diuréticos naturais é uma boa escolha, já que eles possibilitam maior fluxo de urina, eliminando os fluidos do corpo.

Diuréticos naturais

alimentos-diuréticos-baixar-pressao-e-perder-peso

Responsáveis por limpar o sangue e garantir um bom funcionamento dos rins, os diuréticos naturais são ainda mais saudáveis e trazem muito mais benefícios à saúde. Abaixo, listamos alguns deles:

Água

Água é um poderoso diurético natural, sendo ideal ingerir até 2 litros de água por dia ou de 8 a 10 copos. Ela é eficaz pois ajuda a eliminar o líquido do organismo.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é capaz de ajudar a função urinária a funcionar normalmente, além de trazer vários outros benefícios à saúde. Para ingeri-lo basta misturar à água e tomar, sendo que pouca quantidade já é capaz de trazer efeitos emagrecedores.

Couve de Bruxelas

mesmo um sabor não tão apreciável, o couve de bruxelas possui diversos antioxidantes com efeitos diuréticos poderosos.

Grão de bico

Livre de glúten e lactose, o grão de bico é uma excelente opção para quem precisa eliminar estas duas substâncias da dieta por conta de intolerância ou busca por perda de peso. Ele possui alto teor de fibras e ainda conta com baixo valor calórico.

Aveia

Responsável por diminuir o nível de colesterol e auxiliar no processo de emagrecimento, a aveia é uma boa opção para ser acrescentada às frutas.

Chá de dente de leão

capaz de diminuir os efeitos da flatulência e diminuir a constipação do intestino, o chá de dente de leão limpa o sangue e ainda auxilia em casos de amarelamento da pele por conta de cirrose e hepatite, por exemplo.

Alcachofra

A alcachofra é um ótimo diurético emagrecedor, pois possui fibras que diminuem o apetite, inibindo a vontade de beliscar alimentos durante o dia.

Pepino

Ele possui alto teor de água e baixo nível calórico, ou seja, um ótimo aliado aos que querem perder peso. É possível acrescentá-lo em saladas, sopas e lanches.

Aipo

O suco do aipo é um poderoso diurético natural, pois ele facilita a diurose, retém os líquidos do organismo e ainda combate o inchaço.

Alimentos naturais com efeito diurético possuem pouquíssimas restrições, mas é sempre bom ingeri-los com consciência, acompanhamento médico e em quantidades moderadas, sem exageros.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here