Vale a pena substituir o açúcar convencional pelo açúcar de coco?

acucar-de-coco-para-a-saude

Você já ouviu falar do açúcar de coco? Bem menos calórico, de origem natural e perfeito para a saúde, este produto é feito através das palmas do coco.

Após a retirada da seiva, é aquecido até sua de desidratação, apresentando uma cor caramelada e de textura espessa. Extraído do coco, um alimento riquíssimo em vitaminas, o açúcar de coco é tido como o mais saboroso, além de uma ótima fonte de nutrientes.

Por que trocar o açúcar convencional pelo açúcar de coco?

Mas, afinal, vale a pena trocar o conhecido açúcar refinado ou mascavo pelo açúcar de coco? Sim! Pois ele é Rico em vitamina B, potássio, fósforo, cálcio e zinco, possui bem menos calorias que o açúcar comum, além de agir no metabolismo regulando o humor, a energia, extraindo as toxinas do organismo e fortalecendo a pele e o cabelo.

Seu índice glicêmico também o diferencia dos demais: como possui um índice baixo de glicemia (em média, menor que o mel e o açúcar branco refinado), ao ser metabolizado pelo organismo, não altera os níveis de glicose no sangue, responsável por causar diversas doenças.

acucar-de-coco-para-a-saude-2

Não tem como, o corpo humano realmente não lida bem com quantidades excessivas de açúcar, seja o refinado ou mascavo (ambos extraídos da cana) ou das frutas hibridizadas, que, no geral, possuem grandes quantidades de frutose (como a banana ou frutas muito doces, por exemplo).

Portanto, os especialistas dizem ser poucas as opções de adoçar um alimento de forma realmente saudável. Dentre eles, o Maple Syru, o mel cru, a Stevia e a água de coco em si. 

Açúcar de coco para diabéticos

No caso dos diabéticos, o açúcar de coco é recomendado por conta de seu baixo índice glicêmico (<55, ou seja, menor que os outros tipos), sem elevar a glicose no organismo de forma brusca.

O açúcar de coco engorda?

Vilão das dietas, o açúcar em geral é conhecido por ser o grande responsável pelo ganho de peso. No entanto, com o açúcar de coco, que é mais saudável, isso também acontece?

As calorias contidas em sua composição são bem menores que a do açúcar convencional, além de contar com um diferencial: a presença de inulina, que nada mais é que uma espécie de fibra solúvel presente em certos vegetais, retardando o processo de absorção de glicose no sangue.

  • E não é só isso: o açúcar de coco também possui algumas substâncias com funções especiais:
  • O potássio, que reduz a pressão arterial, regulando o açúcar e o colesterol;
  • O sódio, que promove melhor funcionamento dos músculos;
  • O cálcio, que é ótimo para desenvolver os dentes e ossos,
  • Enxofre, famoso por manter fortalecidos os cabelos e unhas;
  • O magnésio, que estimula a memória e o funcionamento do cérebro,
  • As vitaminas do complexo B, além de menores quantidades de zinco e cobre.

 

Como consumir e onde encontrar o açúcar de coco

Para introduzir o açúcar de coco na alimentação, basta trocá-lo pelo açúcar convencional, adicionando a mesma quantidade que era usada anteriormente.

Ele pode ser normalmente usado em chás, cafés, sucos e receitas de bolos, por exemplo. De origem natural, este açúcar pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos orgânicos, naturais e vegetarianos, além de várias opções online.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *