Você sabe Quais são os Benefícios da Vitamina C?

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A vitamina C é um dos compostos orgânicos mais conhecidos popularmente por conta dos seus benefícios para a saúde. Ela foi descoberta na época das grandes navegações, pois os pesquisadores queriam descobrir o nome da substância que impedia o escorbuto, doença comum entre os marinheiros.

 

Muitas pessoas costumam tomar suplementos de vitamina C durante o inverno ou quando sofrem com gripes e resfriados, devido aos seus benefícios para o sistema imunológico e para o alívio dos sintomas dessas doenças.

 

Além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C também protege o corpo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, oftalmológicas e até o envelhecimento da pele.

 

Aumenta a absorção de ferro

A vitamina C também é capaz de aumentar a absorção de ferro, obtido pelos alimentos de origem vegetal, como as verduras de cor escura e o feijão, prevenindo a anemia. Isso ocorre devido à sua característica antioxidante que consegue modificar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.

 

Evita doenças oftalmológicas

Certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade, de acordo com um estudo americano, feito pelo National Institutes of Health. Este coquetel é composto por vitamina C (500 mg), vitamina E (400 UI), betacaroteno (15 mg), zinco (80 mg) e cobre (2 mg).

 

Reduz o risco de derrames

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC). Os participantes do estudo que tinham esse nutriente em grandes quantidades no organismo tiveram um risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações.

 

Combate o estresse

Uma pesquisa alemã mostrou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido pelo estresse. Além disso, a vitamina C também foi responsável pela melhora o humor dessas pessoas, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.

 

É eficaz contra o envelhecimento da pele

A vitamina C tem sido bastante usada nos cosméticos, já que estimula a produção de colágeno e contribui para a limpeza das células. Eficaz na desaceleração do envelhecimento, ela também atua na recuperação da pele para um aspecto mais jovem e saudável.

 

Diminui o crescimento de tumores

Um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, e concluiu que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.

 

A pesquisa mostrou que, quando ingerida em altas doses, a vitamina pode apresentar um efeito de pró-oxidação. Essa constatação levantou a hipótese de que o efeito pró-oxidante pode gerar radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que provocaria a eliminação das células do tumor.

 

Qual a dosagem necessária de Vitamina C?

Em crianças e adolescentes, a dosagem necessária aumenta conforme o crescimento, variando de 15mg por dia até 65 mg por dia. Em homens adultos, a dosagem mínima é de 90 mg por dia, enquanto que, para mulheres adultas, 75 mg por dia são suficientes.

 

Certas condições, porém, exigem dosagens maiores. Mulheres grávidas, por exemplo, precisam de 85mg por dia, quantidade que aumenta para 120 mg por dia quando as mulheres estão amamentando.

 

Onde encontrar Vitamina C?

As frutas e vegetais são ótimas fontes de vitamina C. As que possuem as maiores quantidades são o camu-camu (fruta da Amazônia) e a acerola. Mas também há ótimos índices de vitamina C na goiaba, kiwi, morango, laranja, goji berry, cranberry e caju.

 

Mas as fontes de vitamina C não se limitam às frutas, e é possível encontrá-la em vegetais como o brócolis, a couve-de-bruxelas e a couve-flor, além do espinafre, do repolho, da batata, do pimentão, do tomate, da abóbora moranga e dos suplementos de vitamina C.

 

E aí, preparado para aproveitar todos os benefícios da vitamina C?

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